quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Reunião na Comunidade Olga Benário!!


No ultimo domingo (18), fiz uma reunião na comunidade Olga Benário a fim de ouvir, discutir e procurar soluções dos problemas existentes naquela comunidade.

A maior preocupação de inicio é o abastecimento de água, pois existe um poço que abastece a comunidade onde a manutenção e o pagamento da conta são rateados pelas pessoas que residem na comunidade. Ocorre que o custo está saindo muito alto, haja vista a baixa renda das pessoas que habitam o local, vendo isso , requeri a Câmara Municipal de Nazária que após aprovado em plenário, enviasse expediente ao prefeito afim de que se responsabilizasse pelo bem mais precioso (água).

Outra preocupação e sério problema é a falta de transporte escolar para os alunos que querem estudar no período da noite, pois desde 1º de janeiro o transporte escolar não está indo buscar os alunos, segundo informações colhidas, são mais de 40 alunos que estão sem oportunidade de educação.

Vamos cobra do Prefeito Municipal, através da Câmara, para que os problemas ali encontrados sejam solucionados de maneira mais rápida.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Prefeito de Nazária está querendo tomar de conta da obra do Governo do Estado do Piauí em Nazária.


O Governo do Estado do Piauí iniciou a construção de uma escola de 2º grau na cidade de Nazária, tudo de acordo com um compromisso firmado ainda na época da campanha de 2008 no município.


É uma obra de grande magnitude, com quadra de esporte, biblioteca e várias salas de aula, acontece que inusitadamente o prefeito de Nazária foi até ao mestre de obra da empresa responsável pela construção, e exigiu que todos os funcionários fossem indicados por ele ou de seus assessores.

Infelizmente a gerencia da empresa só tomou conhecimento do fato na terça - feira (13), quando juntamente comigo fomos no canteiro de obra vê o seu andamento.


Vimos o canteiro de Obra repleto de funcionários indicados pelo Prefeito e seus assessores, momento em que o mestre de obra relatou a fato a nós.


Segundo o gerente da construtora o Sr. Flávio Roseno, este disse que não quer prejudicar nenhum dos que já foram contratados, mais deixou bem claro, que o Prefeito Ubaldo Nogueira não tem autoridade nenhuma sobre sua obra, e que a partir daquele momento ele não indicaria ninguém para trabalhar na sua construtora (Altos Engenharia).


O desespero do prefeito é imaginar que eu (Plínio Dumont) possa indicar sequer um pedreiro ou um servente para trabalhar na obra, pois do jeito que a perseguição já começaram à seus opositores ele fará de tudo pra prejudicar meus feitos e os feitos daqueles que sequer trazem algum beneficio para Nazária ou à sua população de forma individual.


Vamos ver até onde vai o comportamento mesquinho e medíocre daquele que se faze administrador de nossa cidade.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Dia das Crianças...




No ultimo domingo (11), foi comemorado na Comunidade Baixa Verde, a festividade em homenagem ao Dia das Crianças, na oportunidade foi também comemorado o dia de Nossa Senhora de Aparecida


A festividade contou com distribuição de brinquedos e lanche para as crianças presentes, a festa foi bem abrilhantada com a ajuda da comunidade local e de algumas pessoas e criança do povoado Campestre, fazendo um total de 35 crianças.

O que realmente se pode observar foi à cooperação e empenho de todos que de uma forma ou outra puderam colaborar com o sucesso da festa. No próximo ano estarei organizando está festa em outras comunidades...


Parabéns crianças pelo seu dia

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Ontem foi o ultimo dia dos Festejos de São Francisco de Assis, comemorado na comunidade Tambaqui – Nazária foi uma festa bem organizada, que teve toda a participação da comunidade, no ultimo dia teve Batizados, Procissão e a Santa Missa, uma festa muito bonita e animada. Parabéns aos Organizadores

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Aprovo o Projeto Bom de Escola Bom de Bola.

Este projeto eu o conheço muito bem, sem dúvida alguma seria uma saída importante ao administrados de Nazária, que se encontra no emaranhado administrativo, mais perdido que nunca. Com este projeto, a prefeitura terá como acompanhar o desenvolvimento de perto das crianças atendidas por ele, sem falar no desenvolvimento desportista e educacional dos beneficiados, acompanhando-os com atendimentos odontológicos, psicológicos, etc.

É um ótimo Projeto, tomara Deus que o Prefeito enxergue as oportunidades e deixe de levar tudo por "Questão de Honra" e não fazer nada.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

"Sem conhecer LULA"

A contra-revolução de 1964 teve como seu principal líder o controvertido general Mourão Filho. O militar não conheceu o LULA. Mas, no que tudo indica alem de seu destemor pessoal, era um profeta. Basta ler o que o militar escreveu no inicio dos agitados anos 70;

“Ponha-se na presidência qualquer medíocre, louco ou semi-analfabeto, e vinte e quatro horas depois a horda de aduladores estará à sua volta, brandindo-o elogios com ânsia convencendo-o de que é um gênio político e um grande homem, e de que tudo que faz está certo. Em pouco tempo transforma-se um ignorante em sábio, um louco em gênio equilibrado, um primário em estadista. E um homens nessa posição, empunhando as rédias de um poder praticamente sem limites, embriagado pela bajulação, transforma-se num monstro perigoso”.

Essa foi à opinião do General Mourão Filho na década de 70, aproveitada pelo jornalista do jornal “O ESTADO” em face do presidente LULA. Em outra ocasião, usando o mesmo texto do controvertido General, podemos trocar o título da matéria por:
“Sem Conhecer Ubaldo Nogueira – 1º Prefeito de Nazária/PI”.

Será que Podemos?

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Segurança Pública em Nazária.


É notório o problema da segurança pública na cidade de Nazária, vendo isso, a câmara de vereadores se antecipou aos fatos e marcou uma audiência com o Secretário de Segurança do Estado do Piauí e ainda com o Comandante Geral da Policia Militar do Piauí.

Ontem (22), o Coronel Prado (Comandante Geral da Polícia), nos prontificou em enviar mais homens para nossa cidade, e ainda intensificar aos finais de semana fazendo “Blits” em bares e em locais suspeitos, com essa medida a cidade de Nazária tende a estar mais protegida, em contrapartida hoje (23), estaremos reunidos com o Robert Rios (Secretário de Segurança), afim de angariar mais Policiais Civis e solicitar a implantação de uma Delegacia Independente de Teresina-PI.

Desta forma, estaremos trabalhando para a diminuição da violência que está transformando a pacata cidade de Nazária em uma cidade violenta e sem ordem.

Lei Orgânica do Município – II


Terminamos a primeira parte de discussão da nossa lei orgânica, nessa parte nós vereadores estruturamos o “Norte” da nossa carta constitutiva, eu (Plinio Dumont), como relator da Assembléia Constituinte, fiquei responsável pela capitulação da referida lei, ou seja, estarei fazendo a redação de toda a Lei Orgânica, na próxima quarta feira (30) teremos uma reunião para fazer a análise final da referida lei, daí em diante organizaremos uma conferencia municipal, onde trataremos junto com a sociedade civil organizada e demais interessados pontos importantes da Lei Orgânica Municipal.

Acredito no sistema democrático que está sendo implantado na organização desta importante lei, e junto com a população promulgaremos o melhor para a cidade de Nazária.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Tribunal de Contas do Piauí fará auditoria na Prefeitura de Nazária - PI.


Com indícios de várias irregularidades o Tribunal de Contas do Estado do Piauí atendendo a um pedido do Ministério Público, resolveu fazer neste mês de Setembro/09 uma auditoria nas contas da Prefeitura de Nazária. A meta inicial seria saber o destino de quase R$2.000.000,00(dois milhões de reais) repassados pela Prefeitura de Teresina através de um litígio judicial entre as duas cidades sobre o valor do FPM. No entanto, devido a algumas denúncias de irregularidade e aproveitando a oportunidade, será feita por completo a auditoria.

Vamos acompanhar os trabalhos dos auditores e desejar sorte a eles, pois sabemos como opera de forma gatuna nosso administrador.

Desabafo!!!


É muito importante um cargo de vereador, quando decidir encarar está luta, procurei sempre bons exemplos na vida pública de nosso País, ideologias massificadas ao bem comum da sociedade, exemplos de luta, companheirismo, vitórias, derrotas, procurei experimentar de alguma forma sentimentos ainda não vividos.

Hoje por sua vez, no papel felizmente de um vereador, me encontro defronte de uma administração ditatorial, pessoas que desdenham do pobre com o seu luxo sem se misturar, perguntam quanto é, antes até do “bom dia”, pessoas que querem ver cada vez mais a população na situação de pedinte, necessitados, sem oportunidades de um novo horizonte, que sem nenhum compromisso com o Povo usam a abusam da máquina administrativa.

A batalha apenas começou, meus ideais ainda estão vivos e latentes a disposição do “Bem”, procurarei sem ser demagogo, fazer o meu dever sem nenhuma “mancha” e honrar àqueles que acreditaram e ainda acreditam no meu trabalho.

“Minha Opinião”


Todos de Nazária sabem que este dinheiro, se fosse bem aplicado, daria para impulsionar consideravelmente o município, fato que lamentavelmente temos que desconsiderar, haja vista o descaso absoluto com o município por parte do executivo municipal. Contratos totalmente ilegais e imorais estão sendo realizados com o município de Nazária. Estamos vendo, ainda, bandas sendo pagas sem tocar, merendas sendo compradas sem licitação e irresponsavelmente carregadas no carro do lixo, a saúde a espera de milagres de Deus e de muitas orações daqueles que necessitam, posto de saúde fechado, os desmandos e o autoritarismo de pessoas que imaginam estar nos tempos do coronelismo. Vimos, além disso, a mistura do público com o privado, dentre outros.

Este é hoje, para quem quer “ver”, o retrato e o reflexo da cidade de Nazária. Não imaginaríamos nem de longe, estarmos passando por uma situação lamentável de desordem moral e de descrença ao executivo.

domingo, 16 de agosto de 2009

Corridas de Cavalos no Bebedouro


Ontem aconteceu uma grande corrida de cavalos na comunidade Bebedouro, como sempre, eu não poderia faltar, pois sou apaixonado por cavalos. A festa era composta genuinamente por vaqueiros, pois uma das exigências para participar da corrida foi o uso obrigatório do famoso gibão e cavalos do campo.

Foi muito bonita e bem organizada a festa. Desta maneira estamos mantendo vivas as tradições culturais de nossa região.

Lei Orgânica do Município – I

Estive reunido com o vereador Adriano na última quinta feira, para tratarmos da Lei Orgânica do Município de Nazária. Foram colocadas várias idéias para discussão, entre elas estão a coleta de lixo, saneamento básico, direito e deveres dos vereadores e do executivo, dentre outros assuntos.

Ficou marcada para o dia 18 (terça feira), uma reunião conjunta com todos os vereadores da Assembléia Constituinte, onde cada um trará suas emendas à lei. Sugeri a elaboração de uma Conferencia Municipal, onde a sociedade civil organizada, empresários, ou qualquer pessoa interessada poderão participar e dar sugestões. Acredito que será aceito pelos demais membros, pois, desta forma, faremos uma lei verdadeiramente democrática, com a participação de todos.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Feira dos Municípios 2009- Parte I



Do dia 12 ao dia 16 de agosto, estará acontecendo ao lado do Teresina Shopping a maior Feira dos Municípios de todos os tempos, as cidades de todo o Piauí estarão trazendo para seus estande o que possui de melhor.


Nazária está através de seu departamento rural, mobilizando forças pra mostra suas riquezas para todo o Piauí, segundo informações, a cidade levará suas riquezas do ramo cerâmista, através das cerâmicas instaladas no município, levará o peixe, por sermos umas da cidade de maior produção, e ainda levaremos o artesanato.


É muito bom, vê o stand da cidade repleto de riquezas, estarei torcendo pra sermos um dos mais bonitos, terei o prazer de ir e participar desse importante evento, fortalecendo e abrilhantando no que for possível nossa cidade.


Vamos então prestigiar nossa cidade através da visita ao nosso stand.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Reflexão da Semana!!!

"Diz um provérbio chinês que “podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo o que plantamos.”

sábado, 8 de agosto de 2009

Pai é Pai!!!

Pai é Pai !
Pode ser novo, pode ser velho
Pode ser branco, negro ou amarelo

Pode ser rico ou pobre
Pode ser solteiro, casado, viúvo ou divorciado

Pode ser feliz ou infeliz
Pode estar aqui ou já ter ido embora
Pode ter tido filhos ou adotado-os

Pode ter casa ou morar na rua
Pode usar terno ou tanga
Pode ser Deus ou humano
Pode estar trabalhando ou desempregado
Pode ser tanta coisa ou simplesmente PAI

Mas todos, sem faltar um sequer fazem parte da criação.

Que não só hoje, mas em todos os dias desta vida
possa ser lembrado como aquele
que muitas vezes não dormiu
muitas vezes ficou pensando na comida para levar para casa
muitas vezes engoliu sapos
muitas vezes chorou escondido
muitas vezes gargalhou
muitas vezes perdeu a hora
mais nunca deixou de pensar na coisa mais importante da sua vida, Nós!!!

FELIZ DIA DOS PAIS !!!

Futebol - Dia dos Pais.


Domingo (09), haverá em homenagem ao dia dos pais em Nazária, o tradicional torneio de futebol que acontece sempre no Bar do Mariano e após música ao vivo. Já estou inscrito em um time, vou mostrar um pouco da minha habilidade futebolística, para ajudar minha equipe ser a campeã do torneio.

Podem esperar!!!

Reunião entre amigos.

Com a volta dos trabalhos, após a sessão, eu (Plínio Dumont), João Alberto, Dedé, Edigar, Claudete, Jeová Alencar, Odacir e outros fomos comer uma deliciosa Galinha Caipira na casa da Antonia Maria, o assunto, claro, não poderia ser outro a não ser Política, foi muito proveitoso e satisfatório essa reunião, pois alem de colocarmos os assuntos em dia, começamos a traçar planos políticos para o segundo semestre.

O Presidente e a sua "democracia".


Ontem (07) se deu o “inicio” dos trabalhos da Câmara Municipal de Nazária. Na oportunidade cobrei da respectiva mesa, atos aprovados no 1º semestre pelo plenário, que até então não foram feitos, como: As Formações das Comissões das Estradas e do Transporte Escolar; Esclarecimento e divulgações das Ações da Câmara, através de uma Nota ao Público; Ofício à Secretaria Estadual de Transporte para implantação de redutor de velocidade no perímetro urbano da cidade e deslocamento do redutor do povoado Bom Jardim; Nota de Pesar pelo falecimento de várias pessoas dentro do município e por fim o “Caso Alberto Sena”, pois já se passaram mais de seis meses da ocorrência e a Câmara de Nazária não se pronunciou nem se manifestou juridicamente contrário ao fato, deixou até que se prescrevesse o crime.

O Presidente da Câmara se manifestou no sentido de que quem ira decidir acerca dos atos acima referidos seria a mesa. Porém, como pode a mesa decidir algo que toda a Câmara já decidiu? Será que eles não sabem que as decisões são tomadas de forma colegiada por todos os vereadores e que eles, por comporem a mesa, não têm mais poderes que ninguém? O Presidente está agindo contrário às decisões da casa da qual ele também faz parte.

São coisas que devem ser repensadas pelo Presidente, pois são coisas que jamais podem existir, muito menos em uma casa democrática e legislativa. O Plenário da Câmara é Soberano e o próprio presidente está passivo de obediência das decisões. Seu posicionamento pessoal deve sempre ser sobreposto ao que for decidido pelo colegiado.

Infelizmente não sei de onde está saindo essa idéia fútil e ditatorial do presidente da Câmara. Será que de sua falta de capacidade ou de sua obediência e fidelidade ao prefeito? Uma coisa é certa, as decisões tomadas pelo Presidente, estão longe de ser democráticas e eu como um representante do povo, estarei cobrando energicamente que sejam cumpridas todos os atos aprovados e deliberados pela casa.

sábado, 1 de agosto de 2009

“Boca no Trombone”

Faço minhas as palavras do vereador João Alberto, no tocante à necessidade que o prefeito tem de começar a trabalhar, pois além dos trinta e quatro (34) requerimentos apresentados por ele e aprovados pela câmara, foram aprovados mais 61 (sessenta e um) requerimentos propostos por mim, e nada foi feito ainda. Dinheiro não é o problema até agora. Podemos imaginar, portanto o que é? Será a falta de compromisso com o povo ou a falta de competência para administrar o patrimônio popular de Nazária?

Obs: APENAS ATENDA AOS NOSSOS REQUERIMENTOS!!! O POVO PRECISA!!!

O Oitavo Mês.

Estive ontem (31) no centro de Nazária e na comunidade Secretaria e vi muita indiferença e descrença com relação às autoridades públicas. As pessoas andam desacreditadas com a administração da cidade de Nazária – PI, pois não vêem a saúde funcionando, o prédio da Prefeitura sem atendimento ao povo, a educação de má qualidade, o programa Bolsa Família que mesmo tendo as pessoas feito o seu recadastramento estão agora recebendo uma carta de advertência com prazo até setembro, entre outros problemas.

Fico, portanto e de certa forma envergonhado com esta situação, pois faço parte da representatividade popular na câmara de vereadores, infelizmente não depende exclusivamente de mim mudar essa situação emergencial.

Tenho sim, a certeza de está fazendo a minha função de vereador de forma coerente, correta e com responsabilidade, requerendo ao prefeito benefícios para toda a extensão territorial da cidade, basta agora ele ter bom senso e começar a gastar o dinheiro público de forma correta.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Fantástico!!!


Esta é a palavra encontrada para falarmos do resultado surpreendente da seleção de futebol de Nazária-PI contra a seleção da cidade de Beneditinos-PI, foi 7 x 1. Resultado que trouxe aos torcedores de Nazária muita alegria. Não pude estar presente, mas nos próximos encontros estaremos juntos com certeza.

Temos que concordar com a boa organização da comissão técnica. Vamos adiante, e quem sabe venceremos este torneio.

O próximo jogo será no dia 16 de agosto na cidade de Demerval Lobão, estaremos lá, vibrando e torcendo por nossa seleção.

I Conferência Municipal Integrada de Assistência Social e dos Direitos da criança e do Adolescente.


Foi muito importante a “I Conferencia de Assistência Social e dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada ontem(29) na escola Francisco Alves de Carvalho.

Os temas foram os mais diversos, com a presença da Secretária de Assistência Social do Município e de alguns vereadores. Estive do início ao fim, colaborando e dando idéias.

Ao final, foi feito uma integração, onde foram formados grupos com a responsabilidade de elaborar um “roteiro” a ser implantado pela Prefeitura Municipal. Muito proveitoso e prazeroso, pois envolvia diversas camadas sociais do município, que puderam ver e participar da elaboração de um projeto social viável e sustentável para o município

FUNDEB.


Ontem estive conversando com o Prof. Barbosa, que é uma pessoa muito influente, segundo ele, na Secretaria de Educação do Município de Nazária- PI. Fiquei animado com o resultado do diálogo, pois segundo o Prof. Barbosa, a cidade de Teresina está repassando mensalmente as parcelas devidas do FUNDEB, ou seja, mensalmente os recursos advindos do Ministério da Educação estão sendo disponibilizados ao gestor municipal.

É uma ótima notícia, basta agora trabalhar, pois com esses recursos dá e ainda sobra para realizar uma ótima administração na Educação, com merenda de qualidade, professores capacitados, material escolar de boa qualidade, entre outros benefícios.

Vamos agora esperar para ver.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

O meu papel como Cidadão e Vereador de Nazária

Recebi da direção do site oinazaria.com, um e-mail que foi enviado para aquela redação no intuito de ser publicado na “Boca do Trombone” acerca de minha atuação como vereador, infelizmente o e-mail foi moderado pela redação, haja vista, ter conteúdos não permitidos na política daquele site, pela falta de veracidade do mesmo e pelo fato de ter sido utilizado um endereço de e-mail falso. Assim, suspeitando de quem o enviou tenho um enorme prazer de respondê-lo, como de mostrar aos amigos e leitores que acompanham minha coluna o meu papel como cidadão e como vereador de minha amada cidade.

Acredito que a “fúria” toda desse cidadão, se assim posso chamá-lo, ocorreu após o site oinazaria.com.br divulgou a meu pedido, uma matéria onde constava o pagamento no valor de R$10.900,00 (dez mil e novecentos reais) ao Barradinha, pagamento este referente à bandas de festas que animaram a carnaval da cidade de Nazária, ora, estive todo o período carnavalesco em Nazária e não presenciei e não tive nenhuma notícia que aconteceria ou aconteceu alguma festa em Nazária, Lagoa Nova, Caititus, como consta na nota fiscal emitida pelo senhor Barradinha. Já havia recebido denuncias nesse sentido ainda no mês de março, não acreditei, pois precisaria da prestação de contas para comprovar tal absurdo, fato que foi constatado e comprovado o referido pagamento. Pergunta-se: Prove Sr. Barradinha que não recebeu este cheque e nesse valor? Prove Sr. Barradinha onde foi que o senhor realizou este carnaval? Prove que o senhor pagou este valor a Banda Xodó Real?

Pois o que sei e que todos sabem é que o Trio Elétrico de propriedade do prefeito esteve em algumas comunidades antes do período do carnaval e que todos sabem não tinha nenhuma banda tocando, ou será que o senhor repassou este dinheiro ao prefeito em referencia ao aluguel do Trio Elétrico?

É ainda de se estranhar, que logo em seguida lhe agraciaram com um cargo na prefeitura (conforme Diário Oficial), ou estou mentindo? Este, Sr. Barradinha, é o meu papel fiscalizador, como cidadão e ainda vereador, não posso me curvar as mazelas que vêm habitar a nossa cidade, que não sabemos de onde vem e nem pra onde vão, tenho um compromisso com o povo, que paga o meu salário e o seu, tenho que cuidar do erário público que nem é seu nem meu, e sim de todos de Nazária.

Este é o meu papel como cidadão e vereador da minha cidade – NAZÁRIA

Obs: abro o espaço neste blog, para possível resposta do senhor Barradinha. pliniodumont@hotmail.com ou através do comentário.